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sábado, 10 de abril de 2010

Dicas de pilotagem

Navegando em sites e chats sobre kart, não é raro encontrar pilotos de kart indoor* curiosos sobre o mundo das corridas e competições do kart profissional.

Para os interessados no assunto ou quem pretende começar no kart de competição, aqui vão algumas dicas do site Sonho de Pilotar e do piloto carioca Thiago Vivacqua (Birel Sudam/ NHJ/ Facility/ Panurania/ ONS Motorsport): qualquer piloto busca o melhor tempo com a maior constância na prova; ser rápido e não cometer erros.

É preciso ainda ter paciência para aprender, respeitar o adversário. Um retardatário numa corrida, por exemplo, deve deixar o adversário ultrapassar, não atrapalhar a corrida do oponente.

Preparação física é outro detalhe importante quando a assunto é pilotagem, tanto para a concentração quanto para a redução de erros.

No automobilismo, ideias novas também são bem-vindas. Entender de mecânica,estratégia e ler o regulamento podem fazer muita diferença. O piloto Nelson Piquet foi tricampeão na Fórmula 1 por descobrir que largar com pouco combustível e abastecer durante a corrida faz com que você ganhe tempo.

Seja na Fórmula 1 ou no Kart, esporte não é feito apenas de um bom piloto e um bom carro, mas também de pessoas inteligentes que saibam analisar as possibilidades de conseguir um melhor carro dentro do regulamento. Não esquecendo, claro, de respeitar o colega de trabalho e a ética esportiva.

Saiba mais acessando www.sonhodepilotar.com.br

* esporte amador praticado em ambiente fechado
Fonte de pesquisa: site Kart SP/Thiago Vivacqua

FIA quer incentivar jovens talentos do Kart

Redução de custos é o principal atrativo do Mundial U18

E
stão abertas as inscrições para o Campeonato Mundial U18 ou Sub-18 da Comissão Internacional de Kart (CIK/FIA).Com o lema “juventude, acessibilidade e educação”, o campeonato tem como objetivo incentivar jovens talentos do Kart através da redução de até 60% dos custos em relação a outros torneios internacionais de alto nível.

Os interessados devem ter idade entre 15 e 18 anos, licença internacional do tipo C-Júnior, C-Sênior, B ou A. Serão 102 vagas, a serem preenchidas conforme a data de envio dos documentos. O torneio terá três rodadas entre julho e outubro de 2010.

Além dos treinos e corridas, a comissão também dedicará a manhã da sexta-feira de cada evento do U18 a um programa pedagógico.

Outras informações e as fichas de inscrição podem ser obtidas no site da CIK/FIA - www.cikfia.com.


Fonte de pesquisa: site Allkart

quarta-feira, 7 de abril de 2010

As vantagens da TPM

Antes que você pense que entrou no site errado e que vamos falar do problema feminino conhecido por Tensão Pré-Menstrual, TPM aqui significaTotal Productive Management ou Gerência Produtiva Total e, ao contrário do primeiro caso, este traz diversos benefícios.

Com objetivo de buscar máxima eficiência dos sistemas de produção com a participação de todos os funcionários, a TPM surgiu há décadas no Japão. Chegou ao Brasil por volta de 1987, através de visitas do Dr. Seiichi Nakajima.

Segundo o Dr. Nakajima, a melhor prevenção contra quebras deve partir de um agente bem particular, o operador da máquina. No entanto, a Total Productive Management abrange aspectos variados. Um deles é Manutenção Produtiva Total: onde a preocupação maior está na relação entre a manutenção e a operação, buscando a melhoria da disponibilidade do equipamento, a sua confiabilidade etc.

Mas a TPM envolve todos os departamentos: manutenção, operação, transportes e outras facilidades, engenharia de projetos, engenharia de planejamento, estoques e armazenagem, compras, finanças e contabilidade. No caso do pessoal da manutenção, permite mais versatilidade no trabalho, realizando tarefas nobres. Quanto aos equipamentos, torna-os mais confiáveis, eficientes e duráveis. Uma otimização feita através do desenvolvimento de um plano de manutenção preventiva/ preditiva (MP / MPRED).

Entre os principais argumentos para se investir na TPM, estão: aumento de 50% a 200% da produtividade, elevação das taxas de operação de 40% a 100% e diminuição das interrupções em até 80%; melhoria da qualidade: pode-se chegar a zero defeitos (diminuição de 100%), pode-se reduzir em 80% as reclamações de clientes; redução de até 70% nos custos de trabalho, 50% nos de manutenção e de 80% nos gastos com energia; estoques: redução de até 90% nos níveis de estoque, aumento de até 100% nos giros de estoque; segurança: eliminação quase total dos problemas com segurança do ambiente de trabalho.

Acesse www.hidelma.com.br e saiba mais sobre manutenção predial.

Fonte de pesquisa: site Manutenção Preditiva

Go-karts

No final da década de 1950, o parque de estacionamento do Rose Bowl em Pasadena, Califórnia, funcionava como "pista" para os experimentos do primeiro kart. Local onde era comum as pessoas perguntarem "Onde podemos comprar um?" ou "Quanto custa?".

A partir daí, o engenheiro Art Ingels levou o kart até as boxes de uma corrida de sport cars em Pomona, CA, e Duffy Livingstone - um Hot Roader - interessou-se e associou-se a Marvin Patchen para construir um novo kart e comercializá-lo.

Duffy viu o kart como um novo meio para a competição de automóvel a um custo reduzido e fundou em 1957 a Go-kart Manufactoring Co., que vendia karts em kits.

Até então, o veículo não tinha nome, mas no verão daquele ano a revista "Rod and Custom Magazine" fez uma reportagem sobre as reuniões no Rose Bowl (nessa altura já eram cerca de 30 karts) e com a necessidade de um título resolveram chamar as pequenas máquinas de Go-karts, o nome dado aos carrinhos de bebê desde o século XVII. O termo pegou e os Go-karts estavam em alta.
Acesse www.sonhodepilotar.com.br e saiba mais sobre kart no site do piloto profissional Thiago Vivacqua.

Fonte de pesquisa: site Interlagos Motorclube

domingo, 4 de abril de 2010

Thiago Vivacqua treina forte em nova categoria

Se a categoria Júnior Menor já foi um desafio e tanto para Thiago Vivacqua (Birel/Facility/NHJ/Pan Urânia), onde foi preciso ter mais agilidade e sensibilidade para acertar o kart, a categoria Júnior não fica atrás.

A categoria Júnior, na qual Vivacqua compete este ano, é quase um segundo mais rápida que a anterior, o que exige ainda mais do equipamento e do piloto.

Também é mais pesada que a Júnior Menor: em vez de 135 kg, são 150 kg, ou seja, é com esse peso que o piloto da Júnior (de macacão) deve terminar uma corrida. Se ficar abaixo disso, é desclassificado.

Outra mudança é o cubo dianteiro do kart. Na Júnior Menor, ele tem de medir 75 cm; na Júnior, pode-se usar tanto o de 75 cm quanto o de 90 cm. O motivo é o motor da categoria Júnior, mais forte, e que precisa de um cubo dianteiro maior para o kart tracionar mais por causa da motorização.

Seja qual for a categoria, o piloto de kart Thiago Vivacqua (Birel/Facility/NHJ/Pan Urânia) treina com dedicação em busca dos melhores resultados. “Na categoria Júnior Menor, me sai muito bem. Quase sempre entre os primeiros, disputei de igual para igual com pilotos mais experientes”, relembrou Vivacqua.

Depois de merecidas férias, o piloto carioca está de volta aos treinos e competições do kart profissional, agora em nova equipe, a Mauro Competições.

“Os treinos são puxados, o Maurão está arrancando o meu couro”, brincou o piloto já adaptado à nova equipe.

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